SINDPOL segue trabalhando pelas promoções

Sindpol RJ Comente 02.09.21 593 Vizualizações Imprimir Enviar

O governo do Rio de Janeiro foi condenado a promover todos os policiais civis que reúnem os requisitos para a promoção no prazo de seis meses. A sentença foi publicada no mês de junho. De acordo com a determinação da 4ª Vara de Fazenda Pública do TJRJ, ficou determinado que a listagem com todos os promovidos fosse atualizada mensalmente.

Uma decisão anterior estipulava que as promoções fossem concedidas em 20 dias. Porém, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) recorreu, conseguindo mais tempo.

O prazo para a execução termina no dia 30 de setembro, mas existem indícios de que não será cumprido. Por isso, o departamento jurídico do Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro(SINDPOL) requereu a realização de audiência especial visando efetivar o cumprimento, sendo deferida e marcada para o próximo dia 14 de setembro, às 14h30.

A Secretaria de Polícia Civil (SEPOL) informou que em breve cerca de 600 policiais civis serão promovidos, porém, as promoções em sua maioria são devidas desde o ano de 2017, estando muito atrasadas e longe do efetivamente justo.

Para a presidente do Sindpol, Márcia Bezerra, a promoção de um servidor, significa mais que uma passagem da classe em que se encontra para a classe imediatamente superior. Segundo a presidente é mais que um aumento indireto no salário do servidor.
Significa o reconhecimento do trabalho árduo que exerce e o desenvolvimento profissional dentro de sua carreira. “É de grande importância para o servidor a sua promoção, pois todos almejamos chegar a mais alta classe de nosso cargo, fechando nosso ciclo profissional no topo de nossa carreira, por isso nos dedicamos, nos capacitamos, enfrentamos todos os desafios. Deveria ser importante para nossa instituição e para o nosso governo, a promoção dos policiais civis, pois este é o mínimo de reconhecimento que deveriam ter por aqueles que trabalharam ininterruptamente na pandemia, não tem repostas as suas perdas inflacionárias, trabalham com défict de profissionais e mesmo assim, com seus esforços, diminuem os índices criminais, para melhor segurança de toda a sociedade”, afirma.

O coordenador jurídico do Sindpol, Albis André, diz que espera a efetivação das promoções o quanto antes. “As promoções refletem em maior qualidade de vida e reconhecimento pelo árduo e arriscado trabalho do policial civil, por esse motivo o SINDPOL irá trabalhar pela conclusão do processo. Vale ressaltar, caso não ocorra o pagamento das diferenças salariais retroativas será necessário ingressar com ações individuais. O policial pode contar com o Departamento Jurídico do SINDPOL para a cobrança”, explica.