População brasileira declara que deseja ter policiais com melhores salários

Sindpol RJ Comente 24.10.11 1386 Vizualizações Imprimir Enviar

Segurança Pública é a maior preocupação da população

Pesquisa IBOPE com a população brasileira divulgada nesta semana indica que entre as ações com o intuito de melhorar a atuação policial, o aumento dos salários e a melhora da formação profissional aparecem entre as mais citadas. Na escolha das duas ações principais, essas medidas foram assinaladas por 42% e 41% dos entrevistados, respectivamente. Em seguida, também com percentual de respostas significativo, estão a punição exemplar de maus policiais (37%) e a melhora nos equipamentos utilizados pela polícia (36%).

Apresentados a uma lista de 23 problemas que o Brasil estaria enfrentando, os entrevistados escolheram os dois principais. A saúde foi apontada por 52% da população como um dos dois principais problemas do País. Em segundo lugar tem-se a segurança pública, seguida pela questão das drogas com, respectivamente, 33% e 29% de assinalações. Porém, a população brasileira considera que as drogas e a segurança pública (ou falta de) estão fortemente correlacionadas, o que mostra a preocupação maior da população com segurança pública.

No que diz respeito à eficiência das instituições públicas responsáveis direta ou indiretamente pela questão de segurança no país, há um claro reconhecimento do trabalho das Forças Armadas e da Polícia Federal e, no outro extremo, uma alta insatisfação com o Congresso Nacional e o Poder Judiciário.

No caso da Polícia Federal, que possui o melhor salário entre as polícias do Brasil, 60% dos entrevistados que externaram sua opinião consideram a instituição “ótima” ou “boa. Em relação a Polícia Civil, apenas 35% responderam desta maneira.

Veja o relatório completo clicando em Retratos da Sociedade Brasileira: Segurança Pública