Policiais civis do Ceará ganham mais que policiais cariocas e brigam para manter greve

Sindpol RJ Comente 08.07.11 1191 Vizualizações Imprimir Enviar
Foto: Daniel Aderaldo/iG

Policiais dão exemplo de coragem e recorrem contra decisão que declarou greve ilegal

08/07/2011
Os policiais civis em greve no Ceará há cinco dias ingressaram com recurso nesta quinta-feira (7) contra decisão judicial que decretou a ilegalidade do movimento. O Sindicato dos Policiais Civis do Ceará (Sinpoci) alega que esse tipo de deliberação cabe apenas ao Tribunal de Justiça. A greve começou no sábado (2).

O juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Tarso Nogueira Pires, decretou a ilegalidade da greve na última terça-feira (6). O magistrado tomou como base o argumento do governo do Ceará de que não teve conhecimento da causa do movimento e, por isso, não conseguiu negociar. A reivindicação do reajuste do salário-base para o equivalente a 60% do que recebem os delegados não teria sido apresentada.

A categoria recorreu alegando que a decisão sobre a legalidade da greve só pode ser tomada pelo pleno do Tribunal de Justiça. Apesar do recurso, o comando de greve foi notificado e tem 48 horas para retornar às atividades, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. “Nós acreditamos que essa decisão não foi válida, por isso não pretendemos acatá-la”, disse a presidente do Sinpoci, Inês Romero.

Os grevistas argumentam que só podem terminar a greve se isso for decidido em uma assembleia geral, que está marcada para a próxima segunda-feira (11). Até lá, a greve continua. “Não posso chegar e dizer que vai parar a greve, mesmo o juiz dizendo. Tem que colocar para a categoria”, ponderou Romero.

Os policiais reivindicam a remoção dos presos das celas das delegacias, reajuste salarial, melhores condições de trabalho, concurso público e convocação de aprovados no último concurso. O salário-base da categoria é de R$ 2,1 mil, maior que o salário dos policiais civis do Rio de Janeiro!

SINDPOL RJ