A Polícia Civil é uma instituição de Estado e não de Governo

Sindpol RJ Comente 01.06.20 1291 Vizualizações Imprimir Enviar

Sobre as especulações veiculadas nas imprensa na data de hoje, o SINDPOL-RJ, a COLPOL-RJ e a APPOL-RJ repudiam qualquer interferência política na estrutura da bicentenária e gloriosa Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, órgão permanente do poder executivo e formado por valorosos policiais civis, servidores públicos efetivos, concursados e de carreira.

Qualquer indicação oriunda de outro poder fere a busca pela autonomia tão almejada pela instituição, que não deve sofrer nenhuma interferência em sua missão constitucional de investigação, sob pena de violação da independência entre os poderes, um dos pilares que sustentam a nossa democracia.

Alguns movimentos de maior autonomia já foram entendidos pela categoria como avanços institucionais, como a extinção da SESEG e retorno ao status de secretaria, com o retorno para casa da DRACO, SSINT e CGU, bem como a discussão de uma Lei Orgânica da PCERJ que já passou da hora de ser aprovada, para o bem da própria sociedade que clama por uma polícia livre para atuar sem amarras.

Clamamos por uma polícia investigativa e de inteligência que sirva ao Estado e não aos Governos que passam, tendo seu Chefe eleito por todos os integrantes ativos da instituição para exercer um mandato. A polícia deve servir ao povo e não aos políticos!

Ao ensejo parabenizamos o Delegado Marcus Vinícius por sua gestão como SEPOL, onde teve uma relação institucional de respeito e maturidade com nossas entidades classistas.

Desejamos toda a sorte e sucesso ao Delegado Flávio Britto na condução de nossa instituição, conforme anunciado na data de ontem pelo próprio Governo do Estado.

Rio de Janeiro, 01 de junho de 2020

Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro – SINDPOL/RJ