Palestra Eleições 2020: Policiais no Poder Executivo e Legislativo Municipal

Sindpol RJ Comente 24.09.19 1240 Vizualizações Imprimir Enviar

Sábado (21), aconteceu no Centro de Cultura e Estudo da COLPOL-RJ a palestra do presidente da FEPOLNORTE, Itamir Lima “Eleições 2020: Policiais no Poder Executivo e Legislativo Municipal”, um marco no plano institucional político para a categoria Policial Civil no Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de aproximadamente 25 policiais interessados em entender um pouco mais sobre o projeto de fortalecimento político da classe nas esferas legislativa e executiva e as formas de consolidar de maneira duradoura as ações e demandas políticas da categoria junto às entidades sindicais.

DSC_0010

O presidente da FEPOLNORTE explica durante a palestra que o projeto, que cresce e precisa ser adaptado à realidade de cada município, vai muito além da eleição de policiais, é sobre o fundamental papel das entidades sindicais como eixo representante permanente e influente na rotina social e política das casas legislativas, sendo os sindicatos os agentes balizadores no envolvimento da base na proposta do projeto, definindo as lideranças e posteriormente, eleito um candidato, fiscalizando para que não ocorra a retirada de direitos em estágios avançados.

“O Projeto de Empoderamento Político precisa ser democrático e alinhado com cada município e estado, hoje temos um roteiro e os resultados existem, mas não são dominados pela categoria policial, pois ainda não somo atores políticos influentes. Candidatos e sindicatos têm partes sincronizadas, não podemos desvincular, pois os atores participantes dos mandatos políticos não devem ser provocados nas pautas que influenciam a categoria policial civil, para tal podemos procurar qualquer outro. Esses agentes parlamentares devem chamar os sindicatos a participar primariamente.” Disse Itamir Lima.

20190921_133054

Marcio Garcia, presidente do SINDPOL-RJ durante a palestra fez intervenções positivas e lembrou que tudo demanda política, de forma suprapartidária, não adiantando confrontá-la, sendo o objetivo do projeto muito maior do que as ideias individuais.

“Temos uma boa experiência hoje com o Marcio Gualberto, deputado estadual, policial civil e sindicalista, que sempre nos atende de braços abertos em seu gabinete. Este ano já conseguimos grandes avanços para os policiais como, por exemplo, o projeto de lei 215/2019 que permitirá a compra parcelada no contracheque da arma acautelada do agente de segurança pública. Nos unindo chegaremos muito mais longe.” Citou o presidente do SINDPOL-RJ.

DSC_0019

O SINDPOL-RJ hoje é uma referência nas questões políticas/sociais e por tal reconhecimento o diretor parlamentar do SINPOL de Santa Catarina, Flavio Ribeiro, esteve presente na palestra para se capacitar e levar o conhecimento aos demais colegas:

“Hoje nós estamos aderindo ao projeto junto à COBRAPOL também e queremos buscar novos caminhos para ressignificar o sindicato junto à nova gestão do Presidente Elmar Schmitt Osório que se iniciou em maio e o caminho político é esse que o Itamir Lima nos ensinou hoje. Nos espelhamos muito nas instituições politicamente mais maduras que demonstram paras os policiais civis os benefícios de participar da vida política assim como o SINDPOL-RJ.” Disse Flavio Ribeiro.

DSC_0010

O tema é uma deliberação da Confederação Brasileira dos Policiais (COBRAPOL), aprovada ainda no XVII Congresso da entidade, em setembro de 2017. O projeto em fase de conclusão está a cargo da FEPOLNORTE e em breve o Rio de Janeiro poderá ter acesso ao documento completo para adaptação à nossa realidade carioca e fluminense.

O presidente do SINDPOL-RJ, Marcio Garcia ocupa o cargo de diretor de Segurança Pública na COBRAPOL e a Diretora do Departamento de Assuntos Parlamentares do SINDPOL-RJ Aline Cavalcante ocupa o mesmo cargo na COBRAPOL.

Última Chamada – Inscrições AGE

Comente Web R&D Marketing Digital 07.03.24