NOTA DE APOIO

Sindpol RJ Comente 20.02.21 1336 Vizualizações Imprimir Enviar

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (SINDPOL-RJ), a Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (COLPOL-RJ) e a Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado do Rio de Janeiro (APPOL-RJ), na qualidade de legítimos representantes da categoria Policial Civil Fluminense, vem à público manifestar o seu integral APOIO a nossa colega Perita Legista, lotada na sede do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto (IMLAP), que na madrugada do último dia 18/02/2021 estava de plantão na linha de frente do atendimento à sociedade, no front de um serviço essencial em meio a pandemia de COVID-19, assim como igualmente ocorre em todas as Delegacias distritais e especializadas da PCERJ, quando foi ofendida gratuitamente por um parlamentar que estava sendo conduzido pela Polícia Federal para Exame de Corpo de Delito, um procedimento de rotina que visava apenas resguardar a própria integridade física do mesmo, pelo simples fato de ter sido exigido o uso da máscara de proteção individual no interior daquela repartição pública, em estrito cumprimento à Lei Federal nº 14.019/2020, em vigor, bem como atendendo às recomendações das autoridades sanitárias e ordens dos seus superiores hierárquicos, como é praticado com todos os cidadãos que se utilizam dos serviços periciais nos institutos e unidades de polícia técnico-científica da nossa gloriosa instituição.

A atitude da Policial Civil foi exemplar e irrepreensível, respeitando o interlocutor, mas deixando claro que todos ali estavam no interior de uma instituição policial, onde as normas devem ser observadas com rigor, sobretudo onde se tem como princípio basilar a garantia da aplicação da lei e da ordem.

Ao nobre Deputado, esperamos à reflexão de Vossa Excelência sobre o ato cometido em afronta a uma mulher policial, pois errar é humano, reconhecer a falha e se retratar poderá ser uma atitude louvável de um homem digno, ainda mais se tratando de alguém originário da briosa Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que tem como obrigação o respeito e zelo pela casa que abriga colegas da PCERJ que também sangram em defesa de nossas famílias, tal qual os irmãos de armas da nossa coirmã PMERJ que tanto respeitamos e enaltecemos como heróis da vida real.

São os criminosos os verdadeiros inimigos da sociedade e esses não se preocupam com a política ou ideologia ao se colocarem como nossos algozes, seja quando vestimos a farda ou portamos o distintivo, não importa se estamos a “servir e proteger” ou “em defesa de quem precisar”. Nessa luta do bem contra o mal, eles nos enxergam de forma igual, somos encarados como oponentes que devem ser eliminados. Que nós também nos enxerguemos como parceiros, não olvidemos que somos pares nessa mesma trincheira. Força e Honra!