Diretora do SINDPOL-RJ é certificada em mancha de sangue pelo IABPA

Sindpol RJ Comente 29.04.19 2591 Vizualizações Imprimir Enviar

Carolina Linhares, Diretora do SINDPOL-RJ para os cargos de Perito Criminal e Legista, realizou entre os dias 22 e 26 de abril, em Florianópolis, o curso do IABPA, de Miami, que foi ministrado em Florianópolis pelo Perito Criminal da Policia Federal, Antonio Canelas.
No exterior, existem diversos institutos renomados especializados em perfis de mancha de sangue em locais de crime: EUA, Alemanha, Nova Zelândia, Austrália, entre outros países. O IABPA, localizado em Miami, foi o instituto pioneiro a certificar analistas em manchas de sangue. Para que a pessoa possa se tornar um analista, é necessário que ela realize uma instrução de 40 horas, dividido entre a parte teórica e a prática e com exigência de um percentual de 70% aproveitamento.
Para a realização desse curso, este deve ser realizado no próprio IABPA ou por algum analista já credenciado por eles. No Brasil havia apenas um analista em manchas de sangue: o Perito Criminal da Policia Federal Antonio Canelas.
Pela primeira vez, Canelas promoveu esse curso para a capacitação de novos analistas no Brasil. O curso foi composto por apenas 16 alunos de todas as regiões do Brasil. Do Rio de Janeiro, Carolina Linhares, diretora do SINDPOL-RJ, foi a única representante do nosso Estado. “Sou a primeira analista de sangue do Estado do Rio. Isso é de extrema importância para casos emblemáticos onde os perfis de manchas de sangue podem ser fundamentais para a dinâmica do crime. Estou lotada da Delegacia de Homicídios da Capital e a experiência em homicídios acoplada a esses conhecimentos podem ser de extrema importância para a resolução de casos, quando se busca uma prova material para tal. O curso custou R$ 3000 reais (fora passagem e estadia), onde a polícia não teve nenhum interesse em custear nada. Paguei tudo por minha conta por acreditar que esse conhecimento pode ser de grande relevância para a instituição. Foi uma experiência muito boa e quero continuar a me aperfeiçoar, sempre”, explica orgulhosa nossa diretora.

C2

C4