Filie-se

Debate sobre doenças psicológicas na Polícia Civil

Sindpol RJ Comente 12.05.18 184 Vizualizações Imprimir Enviar
SINDPOL-RJ na Rádio Band AM

Iniciativa promovida pelo SINDPOL-RJ e a COLPOL-RJ reunirá especialistas e policiais:

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (SINDPOL-RJ) e a Coligação dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (COLPOL-RJ), realizam na próxima segunda-feira, às 10h, na Sede Cultural da COLPOL (Rua 7 de Setembro 141, Centro). A palestra tem como tema “O sofrimento psicológico do policial civil do Estado do RJ. Vamos falar sobre isso?”.

A palestra desta segunda será ministrada pela professora Dayse Miranda — cientista social, autora do livro “Por que policiais se matam?”

A atividade é um dos encontros de um projeto amplo do Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Saúde do Policial Civil do Estado do Rio de Janeiro. O programa se estenderá ao longo do ano, de forma permanente, em reuniões mensais, levando sociólogos e profissionais da área de saúde para dar suporte aos profissionais.

— Existe uma epidemia silenciosa de problemas psicológicos. Muitas vezes não existe a coragem de manifestar esse problema. Nós, como representantes da categoria, tomamos a frente de chamar atenção pra isso. Não podemos esconder o problema — afirma Marcio Garcia, presidente do SINDPOL-RJ e diretor da COLPOL-RJ.

De acordo com Marcio, as três principais causas do afastamento de policias civis no estado, são as causas cardiovasculares, ortopédicas e psicológicas.

Algumas das doenças relacionadas a questão mental que serão abordadas nas palestras são o alcoolismo, a ansiedade, a sindrome do pânico, o uso de drogas e a depressão, que em casos mais graves, pode levar o policial ao suicídio.

— Nosso objetivo é realizar a prevenção das doenças psíquicas. Precisamos apoiar o profissional. Eles ficam desamparados pelo Estado. Ser policial civil no Rio de Janeiro não é fácil.

O evento é aberto ao público em geral, seja ele policial civil ou não.

Para participar, a pessoa pode se inscrever previamente pelo e-mail contato@sindpolrj.com.br ou já no local, até meia hora antes do início da palestra, que começará às 10h. Será realizada de 10h às 12h a palestra.

Link para a matéria online: https://oglobo.globo.com/rio/bairros/2018/05/10/342726-debate-sobre-doencas-psicologicas-na-policia-civil

 

Sindpol RJ

  • contato@sindpolrj.com.br

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

© 2018 SINDPOLRJ.