Bombeiros fazem nova manifestação hoje na Alerj

Sindpol RJ Comente 03.08.11 1615 Vizualizações Imprimir Enviar

Está confirmada a manifestação dos bombeiros hoje na ALERJ, mesmo com a assinatura para o pagamento do vale-transporte. Ao contrário do que parte da imprensa carioca divulga, mesmo com os anúncios feitos pelo Governo, os bombeiros militares continuam a receber o pior salário do Brasil. Atualmente, o salário de um soldado é de cerca de R$ 1.070,00.
Na verdade o reajuste de 5,58% teve um aumento real de cerca de R$ 70 no salário e a concessão de gratificação de R$ 350 é só para parte da tropa. Apenas com isso e após um soldado completar o triênio (em outubro) é que a faixa salarial chegará a R$ 1.935,00, conforme disse o Governo.

O Sindpol/RJ continua apoiando a luta dos Bombeiros/RJ e está atento com a política de manobras do governo estadual nessa negociação. É certo que os policiais civis do Rio de Janeiro esperam ser respeitados em nossa atual negociação de valorização profissional.

Sindpol/RJ
_______________________________________________
Rio – Os bombeiros fazem ato nesta quarta-feira, às 15h, na escadaria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no Centro da cidade. A data marca os dois meses do episódio do Quartel Central, com a determinação das prisões e a invasão pelo Bope na alvorada. Desde abril, os militares permanecem com as mesmas reivindicações: piso salarial de R$ 2 mil líquidos e fim da política de gratificações.

Desde abril, o movimento dos bombeiros pede piso salarial de R$ 2 mil líquidos e é contrário à política de gratificações pois, de acordo com eles, elas segregam a tropa: não são concedidas aos aposentados (inativos) e aos pensionistas (por exemplo viúvas de militares mortos em serviço) e são cortadas no contracheque dos militares em licença (licença por doença ou por acidente, por exemplo).

O governo do Estado respondeu ao movimento com a antecipação das parcelas do reajuste de 5,58% que já havia sido anunciado pelo governo para o final do ano (anúncio feito antes mesmo das manifestações e que teve apenas as parcelas já previstas antecipadas). Além da concessão de gratificação de R$ 350 para parte da tropa.

Mesmo com os anúncios feitos pelo Governo, ele reivindicam que os bombeiros militares recebem o pior salário do Brasil. Atualmente, o salário de um soldado é de cerca de R$ 1.070,00. Fonte: ODIA